Parceiros

Home / Parceiros

AGID trabalha com uma variedade de organizações e redes, incluindo:

Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP)

A Fundação ADFP é uma Instituição de Solidariedade Social com 32 anos de experiência e reconhecida pela sua utilidade pública. As atividades localizam-se maioritariamente no Pinhal Interior, na região centro de Portugal. Agricultura, Turismo, Assistência Social, Saúde, Cultura, Desporto e Educação são as áreas de actuação

que contribuam para a coesão do território, combatendo a “desertificação” daquela região. A Fundação construiu um Hospital que se encontra encerrado a aguardar a conclusão de um protocolo de cooperação com os Serviços Nacionais de Saúde.

A Fundação apoia cerca de 600 pessoas, entre utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados com Contrato de Trabalho-Inserção. 43% deles têm deficiência crônica, incluindo pessoas com deficiência cognitiva, 17% são funcionários permanentes, alguns dos quais em cargos de alto escalão. Entre voluntários sem qualquer tipo de remuneração e voluntários com premiações, a fundação conta com mais de 700 funcionários efetivos.

A ADFP tem uma cultura organizacional que valoriza os direitos das pessoas promovendo a sua dignidade. Suas principais atividades incluem assistência social, saúde e educação. Ao mesmo tempo a diversificação é fundamental na estratégia de crescimento da Fundação com criação de emprego, gerando riqueza e receitas inclusivas que a tornem economicamente sustentável e menos dependente dos Apoios do Estado. Além das estruturas sociais, a ADFP possui igualmente um Templo Ecumênico Universalista; Parque Biológico da Serra da Lousã; Ecomuseu e Espaço da Mente; Museu Vivo de Artes e Ofícios; Hotel Serra da Lousã e Conímbriga Hotel do Paço; Restaurante do Museu da Chanfana; Museu do Mel, Cinema Miranda do Corvo e atividades agrícolas vitivinícolas e olivícolas. serviços, saúde, desporto, cultura e turismo. Suporta regularmente cerca de 3400 utilizadores, dos quais 460 são residentes. A Fundação administra um refúgio para mulheres que fogem da violência doméstica. Entre 25-30 mulheres e seus filhos normalmente residem no refúgio.

Spherical Pixel

Pixel Esférico, S.L. é uma empresa especializada no desenvolvimento de videojogos publicitários e educativos fundada em 2006. Durante estes anos desenvolveu uma infinidade de projetos educativos, colaborando com professores, investigadores, médicos, psicólogos e assistentes sociais de instituições como a Universidade de Alicante (UA); Governo Provincial de Alicante; Alicante Instituto da Família, Pedro Herrero; Universidade Europeia de Valência; Projeto ITER (Percursos da Polícia na Rede Multiprofissional de Prevenção da Delinquência Juvenil); Departamento de Cultura do Governo Autônomo da Catalunha; Fundação “la Caixa”; Corporação Espanhola de Rádio e Televisão (RTVE); British Broadcasting Corporation (BBC); Telefonica. Exemplos de Spherical Pixel, S.L. as criações são:

Teen City: Você se atreve a fazer isso? Teen City é um videogame para adolescentes que se baseia na simulação social, enfrentando situações específicas e tomando decisões. Você se atreve a fazer isso? Durante o jogo, o utilizador é confrontado com diferentes situações e tem de ser capaz de as enfrentar.

A Busca do Conhecimento. Para essa experiência educativa, desenvolvemos um videogame, para servir de suporte ao aprendizado do vocabulário da língua inglesa. Para isso, elaboramos um jogo casual online formado por três minijogos, que permitem ao usuário praticar com o vocabulário aprendido em sala de aula.

Que tiemble el camino.Um grupo de pessoas com doença de Parkinson enfrenta as suas limitações e percorre o Caminho de Santiago. Com esta premissa, a produtora Barret Films filmou um documentário que estreia na RTVE. É um projeto transmídia no qual a Spherical Pixel participou do lado interativo e da gamificação, fazendo um videogame que refletia as limitações do paciente em sua vida cotidiana.

Κεντρο Θεραπειασ Εξαρτημενων Ατομων (KETHEA)

A KETHEA é uma ONG com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e um dos principais órgãos de implementação da estratégia nacional grega sobre drogas, é a maior rede grega de serviços de tratamento, reabilitação e reintegração social de dependentes químicos. Apoia usuários de drogas e suas famílias desde a fundação da primeira Comunidade Terapêutica Grega, em 1983.

A KETHEA oferece os seus serviços em contextos comunitários, prisionais e residenciais, e tem capacidade para responder a clientes com necessidades diversas, incluindo adultos, adolescentes, pais, imigrantes, refugiados, reclusos prisionais, reclusos libertados, alcoólatras, jogadores e utilizadores patológicos da Internet, em cada fase de sua

recuperação. Os programas KETHEA são isentos de drogas e oferecem uma gama abrangente de serviços que procuram ajudar o indivíduo a recuperar e construir uma nova vida para si próprio, na qual participe na sociedade de forma produtiva e em condições de igualdade. A KETHEA oferece aconselhamento e tratamento para toxicodependentes, apoio familiar, cuidados de saúde, educação e formação, apoio jurídico e assistência na reintegração na sociedade e na reinserção no mundo do trabalho. Os objetivos da KETHEA são a abstinência total e sustentada de substâncias para o indivíduo e sua reintegração equitativa na sociedade.

One Terrene International

One Terrene International, em resumo OTI, é o pai/guarda-chuva de uma rede internacional de organizações envolvidas na educação de adultos e trabalho com jovens em vários campos na Europa. A OTI atualmente hospeda e gerencia várias empresas sociais sem fins lucrativos, como thimame.com, JobsToDo.eu , Eurojobs.com, OTI Education.org, OCS.otinternational e outras. A organização nasceu em 2009 em Londres, Reino Unido e em 2011 em Chipre e agora sua rede se espalhou para mais de 14 países, incluindo, entre outros, Grécia, Itália, Hungria, Romênia, Eslováquia e outros locais da OTI na UE e em países fora da UE. A organização tem fortes parcerias com os países da Parceria do Leste Europeu e também com os países da EUROMED.

Tiber Umbria Comett Education Programme

TUCEP – Tiber Umbria Comett Education Program é uma associação sem fins lucrativos de doze universidades italianas e numerosas empresas e autoridades públicas; foi criado em 1992 no âmbito do Programa COMETT da UE, o Programa Comunitário de cooperação entre universidades e empresas em matéria de formação no domínio da investigação, inovação e tecnologia A missão do TUCEP é fomentar e desenvolver a colaboração entre as universidades e o mundo do trabalho através da implementação de projetos de investigação e formação destinados a promover a inovação e a qualidade na educação e formação, promovendo a inclusão social, o empreendedorismo e os valores europeus a nível regional, nacional, europeu. As principais atividades do TUCEP são a organização e gestão de cursos de formação a nível nacional e europeu para jovens e adultos, incluindo formadores, professores e alunos das escolas.

Centrul Pentru Promovarea Invatarii Permanente Timisoara Asociatia

A Centrul Pentru Promovarea Invatarii Permanente é uma ONG romena que trabalha na aprendizagem ao longo da vida desde 2005. O CPIP está empenhado em integrar o princípio da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos nas políticas públicas e práticas associadas, como parte integrante da democratização e da criação de um mundo aberto sociedade, para redefinir o estatuto da coprodução comunitária em todas as áreas relacionadas com a aprendizagem ao longo da vida. Apoiamos iniciativas e desenvolvemos programas e projetos que visam cooperar e inovar para as boas práticas neste domínio. Isto é feito participando em diversas iniciativas europeias e depois integrando nas atividades regionais os produtos e resultados desenvolvidos. A nossa organização apoia iniciativas e desenvolve programas e projetos que visam cooperar e inovar para boas práticas. O principal objetivo do CPIP é promover a aprendizagem ao longo da vida junto de todos os stakeholders relevantes.

Arcola Research LLP

Arcola é uma organização de pesquisa independente com sede em Londres, Reino Unido. Arcola tem experiência particular em metodologias de pesquisa e avaliação e um histórico estabelecido no trabalho com grupos e comunidades marginalizados e excluídos, incluindo NEET, idosos, mulheres, imigrantes e BAME – em particular jovens desfavorecidos e marginalizados. Arcola tem uma vasta experiência e conhecimento na concepção e implementação de projetos de pesquisa-ação, usando métodos colaborativos e participativos.

métodos, incluindo ‘design thinking’. Outra vertente de trabalho abrangida pelo Arcola envolve um amplo leque de desenvolvimento, implementação e avaliação de projetos de educação e formação em todos os setores, incluindo escolas, EFP, ensino não formal de adultos e ensino superior. Pertence a uma extensa rede de organizações e redes locais, nacionais e da UE que trabalham nos domínios da educação, formação, inclusão e juventude.

Catholic University of Portugal (UCP).

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma universidade não estatal. A UCP foi fundada em 1967 e ganhou reconhecimento oficial em 1971. Foi a primeira universidade portuguesa moderna a não ser fundada pelo Estado, ensino e serviços. combinar excelência acadêmica e educação em valores humanos. A UCP tem uma estrutura regional. Embora seja apenas uma universidade, é composta por quatro grandes centros regionais. O CEPCEP (Centro de Estudos dos Povos e Culturas) é um centro de investigação da Universidade Católica Portuguesa, criado em Fevereiro de 1983. O CEPCEP prossegue o desenvolvimento da cultura, do conhecimento, da investigação avançada e da cooperação nos domínios intelectual, artístico, tecnológico e científico , reunindo pessoas de diferentes esferas da vida e de vários continentes. De acordo com o seu estatuto, o CEPCEP visa promover a compreensão das interações humanas e culturais em todo o mundo e a colaboração no avanço do conhecimento em todos os campos relacionados ao comportamento humano e social.

Smart Bananas

A empresa é composta por um core group de cinco profissionais seniores com competências diversificadas e complementares que abrangem tanto o setor empresarial como o setor de EFP & educação escolar, e uma vasta rede de colaboradores nas áreas da investigação social, organizacional e educacional.

Nós da Smart Bananas sabemos o que é um negócio porque todos nós temos experiência anterior de trabalho em PMEs, e sabemos o que é VET porque também trabalhamos na indústria de VET. Graças à nossa experiência, podemos fornecer treinamento e consultoria sob medida com base nas necessidades e peculiaridades de cada organização e nas características, necessidades e aspirações das pessoas que nela trabalham. A filosofia por trás da abordagem de treinamento e consultoria da Smart Bananas é que as pessoas, e não produtos ou mercados, estão no centro do desenvolvimento de qualquer organização e, portanto, todas as pessoas – independentemente de sua indústria e perfil de trabalho – devem ser capacitadas e incentivadas melhorar as suas próprias competências e a sua condição de trabalho do ponto de vista do bem-estar profissional e pessoal que alimenta o bem-estar organizacional. A Smart Bananas atua no mercado privado oferecendo os seguintes serviços:

• treinamento integrado e consultoria em organização empresarial, comunicação eficaz, liderança,

experiência do cliente e produtividade

• treinamento integrado e consultoria em transição digital visando aumentar o bem-estar organizacional

• Cursos de “Felicidade no Trabalho” e em parceria com a Academia de Felicidade do Prof. Raj Raghunatan –

www.happinessacademy.eu/en.

University of Skovde

A Universidade de Skövde é uma agência governamental, subordinada ao Departamento de Educação da Suécia. O vice-reitor é o chefe da agência, com cerca de 550 funcionários e 9.000 alunos. A Universidade se especializou em informática e também supervisiona vários programas educacionais inovadores, incluindo educação a distância nos níveis de bacharelado e mestrado. A digitalização para o desenvolvimento sustentável é uma iniciativa abrangente da Universidade de Skövde. Os esforços para explorar as oportunidades e os riscos associados à digitalização na criação de uma sociedade sustentável atuam como uma ponte entre as diferentes áreas da Universidade de Skövde, com cada área da universidade oferecendo sua experiência.

University of Salamanca

A Universidade de Salamanca (USAL), fundada em 1218 e uma das mais antigas Universidades da Europa, é hoje uma moderna Universidade Europeia, com um amplo leque de Faculdades e Institutos de Investigação em Ciências e Artes. A USAL oferece uma ampla gama de estudos a cerca de 26.000 alunos de pré-graduação todos os anos (com a segunda maior comunidade internacional da Espanha), além de cerca de 2.600 pós-graduados; contrata 2.200 investigadores, que se distribuem em 57 Departamentos Universitários, 26 Faculdades e Escolas Universitárias, 12 Institutos de Investigação e 10 Centros de Investigação. A USAL é reconhecida como uma das universidades espanholas mais destacadas em rankings nacionais e internacionais. Em 2011, foi distinguido com o estatuto de Campus de Excelência Internacional pela sua elevada qualidade e excelência no ensino, formação, atividades de investigação e vida académica. Nas Humanidades, a USAL detém um indiscutível prestígio internacional nas áreas de pesquisa e inovação pedagógica (por exemplo, de acordo com os rankings, o Departamento de Inglês da Universidade de Salamanca manteve consistentemente o primeiro lugar em todas as suas listagens nacionais). No campo das ciências da saúde, a USAL detém uma vasta experiência e tradição de pesquisa com institutos, onde as atividades de pesquisa biomédica básica, clínica e translacional da USAL.