Home / Projetos
Sigla: MIC-MAC
O MIC-MAC é um projeto de 18 meses que aprimora as habilidades de alfabetização midiática e informacional de educadores que trabalham com alunos vulneráveis. Ele combina ‘microaprendizagem’ com jogos interativos para ajudar os educadores a aplicar essas habilidades aos desafios de situações de ensino da vida real e à ‘experiência vivida’ de seus alunos. Isso, por sua vez, melhorará a alfabetização digital dos próprios alunos.
Duração: 01/10/2022 to 31/03/2024
Financiado por: European Media Information Fund (EMIF)
Valor: €396,334
Atividade 2.1: Revisitar o estado da arte e a análise do mundo da vida – primeiro coleta casos de boas práticas sobre habilidades de alfabetização midiática e informacional para que possamos entender melhor “o que funciona”. Isso é complementado com a ‘análise do mundo da vida’, que visa capturar como a desinformação é vivenciada na vida cotidiana por nosso grupo de alunos vulneráveis e como os educadores enfrentam desafios em sua prática.
Os resultados da pesquisa alimentam a Atividade 2.2 – que desenvolve o Quadro de Competências e a Abordagem Pedagógica necessários para projetar e oferecer um programa de treinamento eficaz e útil para que os educadores adquiram as habilidades necessárias para melhorar sua prática de ensino. .
Isso é seguido pela Atividade 2.3 – Desenvolvimento do Programa de Treinamento. O programa será composto por três unidades: Unidade 1: Inteligência Colaborativa. – focando nas competências interpessoais, intrapessoais e afetivas que os educadores precisam para trabalhar com alunos vulneráveis. Unidade 2: Competências básicas de alfabetização midiática e informacional – os blocos de construção de M&IL com os quais os educadores precisam trabalhar. Unidade 3: Competências digitais específicas de inclusão – as habilidades necessárias para projetar e implementar programas de ensino para apoiar alunos vulneráveis a melhorar suas competências de M&IL.
Atividade 2.4: Implementação do Programa de Treinamento. O programa será ministrado como um curso misto, sendo a maior parte ministrado online com workshops intensivos presenciais opcionais espelhados por um programa de webinar ministrado por parceiros. Essas oficinas visam fundamentar o conteúdo conceitual do programa em exercícios e tarefas práticas que simulam os desafios de sala de aula que os educadores enfrentarão. Os participantes do programa serão apoiados técnica e pastoralmente por equipes parceiras.
Atividade 2.5 Avaliação do Programa de Treinamento. Isso acontecerá junto com a entrega do programa, coletando dados continuamente e focando na experiência do usuário. Uma avaliação somativa será implementada no final do curso. Isso coletará e analisará dados de várias fontes – uma pesquisa com participantes; níveis de competência M&IL pré-teste/pós-teste; portfólio eletrônico; entrevistas estruturadas.
O pacote de trabalho 2 é suportado por dois pacotes de trabalho “horizontais”. WP1 – Project Management – garante a eficácia da gestão, monitorização e controlo de qualidade do projeto. WP3 – Acompanhamento e disseminação – integra os dados de avaliação das atividades do WP2, coordena a avaliação geral do projeto, garante ações efetivas de comunicação e divulgação e valoriza o aprendizado do projeto para produzir o Transferability Toolkit e o plano de sustentabilidade.
Parceiros: O MIC-MAC é coordenado pela AGID, Portugal. Parceiros: Smart Bananas, Itália; Universidade de Salamanca, Espanha; Hogskolen | Skovde, Suécia; Pixel esférico Espanha
Financiamento:EMIF (Fundo Europeu de Media e Informação) /Calouste Gulbenkian Gulbenkian
AGID or Godinhela Association – Research and Social Development